Bem-vindo ao Site da OAB | 19 de Abril de 2024

Presidente da OAB Sinop pede a corregedor-geral da Justiça reabertura total do fórum

Publicado em 15 de Outubro de 2021 ás 18h 23

O presidente da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Sinop, Eduardo Marques Chagas cobrou, ontem, reabertura total do fórum em Sinop durante encontro com o corredor-geral do Tribunal de Justiça e desembargador José Zuquim Nogueira e representantes de Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, União Do Sul, Vera. Ele também fez apontamentos sobre demora nos despachos.

“Sabemos que muitos conseguem atender via remota, mas alguns ainda têm dificuldades. Necessitamos da reabertura total do fórum o quanto antes”, disse o presidente da subseção que apresentou uma longa lista de solicitações, que envolvem desde os juizados especiais até o pedido de outros municípios da região. “Reconhecemos que os alvarás estão sendo assinados de forma célere. Há servidores e magistrados trabalhando muito também, reconhecemos isso”, disse Chagas.

O desembargador está em Sinop desde ontem, com a proposta de dar voz aos cidadãos, advogados, defensores, promotores, servidores e magistrados do Poder Judiciário, o projeto “Corregedoria em Ação”, conforme Só Notícias já informou. “Nós reconhecemos que temos muito a melhorar e queremos isso. O primeiro passo é ouvir e ponderar o que pode ser feito. Posso reafirmar que o meu desejo é o mesmo de toda gestão, da presidente Maria Helena Póvoas e da vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro. Queremos o melhor Judiciário”, reafirmou o corregedor.

José Zuquim  desatou ainda que “só vamos alcançar estes objetivos se nos unirmos, pois juntos somos mais fortes. Responderei o que é possível neste momento e continuaremos o trabalho para o atendimento das reais necessidades. Não esperem milagres. Chegaremos perto disso com a conclusão do concurso para 25 novos magistrados. A própria presidente Maria Helena se comprometeu com os senhores. O Poder Judiciário quer atender a todos, mas ainda têm limitações. O desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) também participou da reunião.  “Muitas de nossas atribuições envolvem o desenvolvimento com inteligência das nossas atividades. Falarei sobre os métodos consensuais e sempre precisamos discutir o tema com a advocacia. Essencial para que as ações propostas no Judiciário sejam realmente funcionais”.

A equipe do “Corregedoria em Ação” reforçada pelo coordenador Flávio de Paiva Pinto e o juiz diretor do foro, Cleber Luís Zeferino de Paula, atendeu no fórum os promotores, Nilton César Padovan, Carina Sfredo DalMolin e Roberta Cheregati Sanches. “Sugiro fazer no Juizado Especial mutirões e me proponho a ajudar”, disse a promotora Roberta. “A cidade de Sinop está em franco crescimento e as necessidades judiciárias crescem juntas”, considerou. “Temos aqui uma oportunidade única. Termos um feedback da Corregedoria e proposição de algumas mudanças, sempre em prol do Serviço Público”, pontuou Padovan’

O corredor-geral da Justiça que foi magistrado na comarca, 30 anos atrás foi homenageado pelo decano da Ordem. Ele afirmou que tem um enorme apreço pela comarca e os amigos que fez em Sinop. As ações da primeira etapa do projeto “Corregedoria em Ação” terminam neste sábado e conta com participação dos juízes auxiliares, Emerson Luís Pereira Cajango e Eduardo Calmon de Almeida Cezar e a  equipe a CGJ.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias)