Bem-vindo ao Site da OAB | 29 de Abril de 2024

OAB Sinop e Polícia Militar realizam reunião par

Publicado em 09 de Março de 2017 ás 01h 00

Com o diálogo aberto, direto e assertivo, a Ordem dos Advogados Subseção de Sinop apresentou as Prerrogativas da Advocacia aos Policiais do 11º Batalhão da Policia Militar.

O encontro entre os profissionais teve o objetivo de reafirmar a relação de respeito entre as classes de profissionais e reforçar a necessidade de respeito mútuo e urbanidade.

“Esse diálogo é sempre importante para entendermos quais são os principais pontos de conflito entre os profissionais e coibi-los. É importante lembrar que o trabalho com respeito, educação e ponderação é importante para a convivência saudável, especialmente por ambas as classes fazerem parte da estrutura da Justiça Criminal”, ponderou o presidente da OAB - Subseção de Sinop, Felipe Guerra.

Guerra ainda lembrou que o gerador de conflito está na falta de estrutura oferecida atualmente para ambas as categorias, até mesmo no que se diz respeito ao espaço físico disponível para o trabalho junto à Delegacia de Polícia Judiciária Civil.

“Nós entendemos que a atividade da Polícia Militar é altamente estressante, principalmente por ser de risco, isso por si só já gera um ambiente hostil, mas com um pouco de compreensão dos Advogados e Policiais todos podem ter uma boa relação”, apontou.

Algumas Prerrogativas do exercício da profissão de Advogado também foram apresentadas aos Policiais, já que algumas delas afetam diretamente no trabalho dos militares.

“Queremos lembrar que o advogado tem prerrogativas e não privilégios, portanto, devem ser respeitadas”, informou José Everaldo, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados.

Para o Major Mariowillian este tipo de diálogo é essencial para a convivência pacifica entre os profissionais.

"É primordial ter esse canal aberto com a OAB, ter os Advogados se fazendo presentes junto ao nosso serviço. A partir do momento que você passa a ter uma sintonia fina, as ações passam a ser mais claras e mais corretas", avaliou.

A OAB também não fugiu das responsabilidades em relação aos maus profissionais.

“Caso algum Advogado se comporte de maneira inadequada, nós estamos prontos para puni-lo dentro da lei e das penalidades cabíveis previstas no Estatuto da OAB. Infelizmente sabemos que ocorrem casos de excessos, mas não vamos nunca nos furtar a essa responsabilidade”, reafirmou Felipe Guerra.