Bem-vindo ao Site da OAB | 28 de Abril de 2024

Mulher Advogada e a Importância da sua Autovalorização

Publicado em 13 de Fevereiro de 2023 ás 13h 30

A autovalorização integra o processo de autoconhecimento e empoderamento. Não estamos falando em buscar na mulher uma supervalorização em detrimento da diminuição de outros gêneros, mas sim, na importância de identificarmos e reconhecermos o nosso próprio valor, pensando nisto, a primeira ação do ano promovida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Sinop em parceria com o Studio Look foi presentear as advogadas com uma foto profissional, com direito a make e atendimento especializado.  Foram três dias dedicados em elevar a autoestima das profissionais que dedicam muito tempo ao Direito e muitas vezes pouco tempo para elas próprias.

Há muita cobrança sobre a mulher, somos mães, filhas, esposas, professoras, alunas, e a nossa profissão exige uma dedicação constante, a advogada precisa manter-se atualizada, porque o Direito assim exige, a cada dia as leis mudam, a cada dia a uma nova ferramenta de trabalho, uma nova atualização sistêmica. É preciso ser versátil, aprimorar-se, nesse sentido a mulher advogada não pode se acomodar-se, mas não pode deixar de priorizar ela mesma, a sua saúde emocional e física.

Por vezes a sociedade consegue enxergar o crescimento da mulher, mas às vezes estamos no dia a dia, nos preparamos para o trabalho, e nós mesmas não conseguimos realmente refletir sobre nosso poder, nossas lutas, nossas conquistas. A sessão de fotos trouxe isso, vi mulheres saírem daqui felizes, com a autoestima renovada, dispostas a fazerem algo por si, e enxergando a mulher empoderada que realmente são.

Trabalhando diretamente com a Comissão da Mulher Advogada, vejo a importância desse grupo de mulheres ousadas, incansáveis, em prol da sociedade e principalmente dos direitos da mulher. Em 2022 trabalhamos bastante os temas de assédio moral, sexual, a igualdade de gênero, combatendo a cultura machista, a violência de gênero, atuamos dentro das indústrias, dentro das escolas e nos meios de comunicação. Foi muito importante, porque a maneira que esse conhecimento foi transmitido, e fez com que a sociedade se envolvesse, nos deu força para continuarmos.

Mas o trabalho da CMA, vai muito além do que fica exposto, há uma dedicação interna, no trato com as pessoas, o cidadão. Um dos casos ao qual senti muita satisfação, foi na campanha de encerramento de 21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero, quando entregamos o laço branco, simbólico nas ruas, e no comércio, e ouvíamos as pessoas, sanávamos as dúvidas, dávamos orientações e muitas diziam com orgulho que, buscam respeitar as mulheres e por isso aderiram à campanha não para alguns dias, para a vida toda.

Enquanto houver assédios, desigualdade, violência de gênero, desvalorização da mulher ou das prerrogativas da Advogada, o trabalho continuará, precisamos mostrar a importância do que estamos fazendo. Continuaremos tratando o tema Indústria Sem Assédio, porque, de fato, ainda é muito recorrente.  Neste ano, a Comissão da Mulher Advogada espera contribuir muito com o crescimento profissional, cuidando da saúde psicológica e física da mulher advogada. Esperamos pelo próximo evento, que será o 5º Talk para advogadas, com Ilustríssimas palestrantes e temas de suma importância para a carreira da Mulher advogada.

Deixo aqui o meu agradecimento especial a minha diretoria nas pessoas da Drª. Pryscilla, Drª.Angélica e Drª Erika, estendendo a toda a comissão da CMA e a OAB, ao qual nos apoia e impulsiona tais projetos, e informamos que para este ano de 2023, a sociedade pode continuar contar conosco, atuando com projetos voltados à comunidade, escolas, empresas e demais meios de comunicação.

____

Anne Isabelle Vilande é advogada, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Sinop, pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, e MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law.